12
Fevereiro
O Outdoor foi o primeiro meio publicitário utilizado pelo homem para divulgar seus produtos, seus serviços e suas idéias. As civilizações passadas já faziam uso do Outdoor, nas inscrições pré-históricas das cavernas, nos hieroglifos egipcios, dentro dos templos da Mesopotâmia em axones (pedras talhadas), na Grécia nos cyrbes (rolos de madeira), na Roma Antiga em forma de retângulos divididos por tiras de metal sobre muros pintados com cores claras, onde qualquer interessado poderia escrever neles o seu anúncio com carvão (curiosamente forma encontrados 23 destes nas ruínas de Pompéia).
O Outdoor também já foi usado para outros fins, tais como a convocação de soldados para a guerra, e até para a prevenção e combate a doenças. Existem inúmeras vantagens em se usar o Outdoor como meio de comunicação e publicidade, entretanto vamos dar destaque somente para duas: o Outdoor é um meio instantâneo de comunicação e cada pessoa vê o Outdoor do seu jeito. Com certeza, ao olharmos para um Outdoor é sempre uma nova expectativa e uma grande emoção, pois assim como o tempo, o Outdoor se renova em idéias, trabalho e muita criatividade. A arte da divulgação é feita através de um leiautista (Pessoa ou profissional que elabora o layout) no formato 9,00 x 3,00 mts em 300 dpi, e enviado a gráfica para impressão.
Você sabia que foi nas estradas de rodagem que os primeiros visionários do universo da publicidade começaram a espalhar seus cartazes, aliás “reclames”, hoje mais conhecidos como Outdoors? Isso mesmo, agora os painéis são encontrados na rua de outra forma, agora luminosa, iluminada, podendo ter apliques, adereços, cores e por muitas vezes formatos criativos e originais multiplicando-se em cada esquina. Mas o objetivo do outdoor continua sendo o mesmo desde o reclame até os dias atuais, onde apresenta uma mensagem direta, de fácil entendimento, com o intuito de provocar desejo, expectativa, humor, convicção.