Ribeirão Preto está entre as melhores infraestruturas do país

Estrutura para empresas se instalarem atrai investimentos

Antes de colocar seu projeto em prática, Edilson Codarin o desenvolveu por dois anos com seus sócios. Aberta em outubro deste ano, a empresa já tem planos de expansão (Foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

Com uma proposta inovadora, o empreendedor Edilson Codarin, 49 anos, abriu sua empresa em outubro deste ano, com outros três sócios. Além do pilar da sustentabilidade, a empresa de soluções em containeres visava trazer algo inédito para o mercado local. “Nossa proposta é, por meio de parcerias, dar uma nova destinação a esses containeres já usados. Nosso primeiro projeto foi uma microcervejaria. Encontramos um mercado com uma resposta muito boa e vários pontos positivos”, conta ele.

Entre as vantagens está a logística da cidade, que permite acesso fácil para as principais rodovias do país. “Como trazemos de Santos, é bem fácil pra gente. Não temos problemas.” E foi isso que fez com que Ribeirão ganhasse destaque no Índice de Cidades Empreendedoras 2015 (ICE). A cidade foi considerada a 12ª melhor para quem visa empreender. Sendo a categoria infraestrutura a quinta melhor do Brasil.

O estudo, realizado pela organização de fomento ao empreendedorismo Endeavor, avaliou 32 cidades brasileiras com base em sete grupos de indicadores: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
“Ribeirão é uma cidade que está no radar de todo o país. E as pessoas daqui têm esse perfil mais aguerrido. Existe uma cultura empreendedora forte na cidade”, avalia Codarin.

Questão cultural
A gerente regional do SEBRAE Ribeirão, Iroá Arantes, também avalia o mercado de Ribeirão como positivo. “Há essa movimentação por conta do perfil da cidade, que é pólo de uma região”, diz ela. Para o professor Alberto Borges Matias, da FEA-RP/USP, esse perfil empreendedor já faz parte da cultura local. “Existe essa disposição e idéias inovadoras.”

Por que investir em Ribeirão Preto?
Empresários que vieram de fora avaliam o potencial da cidade:
“Ribeirão é uma cidade que está muito próxima de São Paulo e tem um potencial econômico muito forte. A idéia de trazer o negócio para a cidade foi também por conta do perfil da população, que é jovem e com disposição para novas experiências e poder de consumo.”

Gerson Luiz Azevedo
Presidente de uma rede de parque de trampolins que abriu uma unidade em Ribeirão há um ano e meio.

“Ribeirão Preto une os benefícios de cidade grande com as vantagens de uma cidade do interior. Temos todos os públicos em um único município, além de um PIB per capita elevado.”

Adriano Loutz
Sócio proprietário de uma rede de restaurantes que chegou a Ribeirão há um ano.

“Começamos a olhar Ribeirão Preto e vimos uma boa oportunidade. O mercado local é muito positivo e a cidade nos acolheu de braços abertos. Além disso, toda a infraestrutura é favorável aos negócios. A cidade tem um ótimo perfil empreendedor.”

Carlos Borsato
Proprietário de uma casa noturna inaugurada na cidade há um ano e três meses.

Pouca burocracia e acesso a crédito são vantagens.

Depois da infraestrutura, o acesso ao crédito e o ambiente regulatório são os pontos positivos para quem quer investir em um negócio em Ribeirão Preto, “Quando decidimos colocar o projeto em prática, foi tudo muito rápido. A papelada não foi dificuldade”, diz o empreendedor Edilson Codarin.

O acesso ao crédito também foi bem avaliado na cidade, mas para o empresário, o atual cenário da economia prejudica o crédito. “Por conta da crise que vivemos, é quase impraticável ter esse acesso ao capital. Mas isso é geral em todo o país. Por isso é importante o empreendedor se planejar e ter recursos próprios para investir”, conta.

Ele também destaca as parcerias em projetos como boas alternativas a esse acesso ao crédito. “É importante a parceria com empresas para que possamos desenvolver as soluções”, conta.

Além da microcervejaria que já está montada em um dos containeres, a empresa de Codarim tem projetos de lojas e até casas que podem ser montadas e transportadas. “Tudo visando a sustentabilidade.”